• Mais uma vitória do GESP: Monsanto é condenada a pagar multa por comercial sobre transgênicos

  • Voltar
 by 
Ação promovida pelo GESP é anunciada condenando a Monsanto, ainda cabe recurso, mas já é uma vitória pra quem sempre está pensando no meio em que vivemos, buscando melhor qualidade de vida a todos.


Através dessa ação, o Gesp conseguiu que a propaganda fosse retirada do ar.

Acompanhe a matéria da Zero Hora Diário da Manhã 

A campanha foi veiculada na TV, nas rádios e na imprensa escrita. Tratava-se de um diálogo entre pai e filho, com o seguinte texto:

— Pai, o que é o orgulho?

— O orgulho: orgulho é o que eu sinto quando olho essa lavoura. Quando eu vejo a importância dessa soja transgênica para a agricultura e a economia do Brasil. O orgulho é saber que a gente está protegendo o meio ambiente, usando o plantio direto com menos herbicida. O orgulho é poder ajudar o país a produzir mais alimentos e de qualidade. Entendeu o que é orgulho, filho?

— Entendi, é o que sinto de você, pai.

—————————————-

A empresa Monsanto do Brasil foi condenada pela 4ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) a pagar R$ 500 mil por danos morais causados aos consumidores ao veicular, no ano de 2004, uma propaganda que relacionava o uso de semente de soja transgênica e de herbicida, usado no seu plantio, como benefícios à conservação do meio ambiente. (ZH)


O valor da indenização deverá ser revertido para o Fundo de Recuperação de Bens Lesados, instituído pela Lei Estadual 10.913/97. A contrapropaganda deverá ser veiculada com a mesma frequência e preferencialmente no mesmo veículo, local, espaço e horário do comercial contestado, no prazo de 30 dias após a publicação da decisão do TRF4, devendo a empresa pagar multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento. Ainda cabe recurso contra a decisão. (Diário da Manhã)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *