Muitos países desenvolvidos conseguiram implantar a cultura de respeitar a Faixa de Segurança, cada vez que um pedestre vai fazer a sua travessia. Aqui no Brasil, embora ainda timidamente, várias cidades estão investindo em campanhas educativas no sentido de garantir que o pedestre se utilize da Faixa de Segurança para atravessar a rua e que, em contrapartida, o motorista entenda essa sinalização como uma prioridade, parando sempre que for o caso. No entanto, essa prática ainda tem de ser disseminada e entendida pela população como uma garantia de vida e conscientização para alcançarmos um trânsito mais seguro e tranqüilo.
Em Passo Fundo essa ainda é uma realidade distante, mas que o Grupo Uirapuru, através da Rádio Uirapuru e do Jornal Troca Troca, com apoio da Coleurb decidiu levantar essa bandeira e criou o projeto Se Liga na Faixa. Trata-se de uma campanha de conscientização e educação para o uso inteligente e seguro da faixa de segurança por motoristas e pedestres. Para constatar o sentimento da população quanto à credibilidade da faixa a reportagem fez uma enquete ontem nas ruas da cidade com pedestres e motoristas e o resultado foi de muitas dúvidas.
No caso dos pedestres houve pedidos de mais faixas e de melhor localização para evitar acidentes. Também ouvidos, os motoristas alegam que não somente eles, mas os pedestres também não respeitam as regras, fazem a travessia fora do lugar e muitos acham que a prioridade é sempre sua, não observando os semáforos. Um dos motoristas que falou sobre o assunto mostrou-se descrente e disse que apenas alguns respeitam a faixa.
Veja mais fotos aqui
Fonte: Jornalismo Rádio Uirapuru