• Criada Câmara do Patrimônio Histórico

  • Voltar
 by 
Pauta da reunião mensal do Conselho Municipal de Cultura foi variada e culminou na criação de uma Câmara do Patrimônio Histórico no município. Temas como o destombamento parcial do muro do antigo Quartel do Exército e a reforma do Teatro Municipal e preservação do entorno também foram debatidos

Na tarde do dia 3 de julho, como acontece na primeira terça-feira de todos os meses, os membros do Conselho Municipal de Cultura se reuniram na Academia Passo-fundense de Letras para discutir uma ampla pauta referente à cultura do município. Ao todo, foram seis temas, sendo a Criação da Câmara do Patrimônio Histórico; Conferência Municipal de Cultura e Plano Municipal de Cultura; Reforma do Teatro Municipal; Fundo Municipal de Cultura (Funcultura); Pontos de Cultura de Passo Fundo e Destombamento Parcial do Muro do Antigo Quartel do Exército. 

Sobre a Câmara do Patrimônio Histórico, o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Guto Pasini, afirma que a instalação se faz de grande importância no momento, sendo que questões referentes ao tema estão em discussão, como, por exemplo, o destombamento de parte do muro do antigo Quartel do Exército. “Nós criamos essa Câmara, que faz parte do próprio Conselho, para aprofundar as discussões a cerca desse tema, em especial, que requer um olhar mais amplo e cuidadoso, pois é muito complexo”, esclarece Pasini. Conforme o projeto da Secretaria Municipal do Planejamento, o qual faz parte do programa de desenvolvimento integrado do município, com o objetivo de melhorar o transporte e a mobilidade urbana seria necessário derrubar parte do muro do antigo Quartel do Exército, tombado como Patrimônio Histórico para abertura da Rua Eduardo de Britto. 





(Nova reunião foi marcada para a elaboração de um documento referente a demandas culturais do município / FOTO SIRLEI PAZINATO)


Sobre a reforma do Teatro Municipal, o presidente lembra a existência de uma emenda parlamentar que prevê um valor para a obra. “Nós sabemos que o poder público tem as suas dificuldades, mas é nosso papel levantar esse tema e cobrar uma posição ou pelo menos o estabelecimento de um cronograma”, afirma Pasini. Ainda sobre a questão da área pública do entorno dos prédios históricos do Teatro Municipal, Academia Passo-fundense de Letras e Museu de Artes Visuais Ruth Schneider, Pasini e os demais conselheiros levantaram uma discussão referente ao uso do local. Segundo eles, barulho e circulação de veículos são prejudiciais, inclusive as paradas de ônibus próximas, que além do barulho tendem a prejudicar a estrutura dos prédios. Presente na reunião, o secretário municipal de Transportes e Serviços Gerais, Sebastião dos Santos, explicou que o caso referente a essa área está sendo estudado. Mas tanto o secretário quanto os membros do Conselho reconhecem que o tema requer um planejamento amplo, já que a área abriga diversas entidades, tais como a Apace e Associação de Surdos, que caso haja mudanças, precisariam ser realocadas. 

O presidente reforça que as reuniões do Conselho Municipal de Cultura são abertas a comunidade e acontecem sempre na primeira terça-feira do mês, às 13h30min, na Academia Passo-fundense de Letras, na Avenida Brasil Oeste, 752. “Os votos só são permitidos aos conselheiros ou suplentes, mas qualquer pessoa da comunidade pode participar e enriquecer os debates a cerca da cultura”, completa o presidente.




(Discussão sobre entorno dos prédios históricos fez parte da pauta / FOTO SIRLEI PAZINATO)

No papel

Na oportunidade, Santos sugeriu a criação de um documento contendo de forma objetiva as demandas culturais do município para que seja encaminhado as secretárias municipais. Tendo em vista essa necessidade, Pasini convocou uma reunião extra-ordinária para as 13h30min da próxima terça-feira, 10, para a elaboração do documento que será direcionado as secretarias municipais que tem influência e interesse nas referentes pautas, em especial, a Secretaria de Transportes e Serviços Gerais no que trata da área do entorno dos prédios históricos. Após a elaboração e encaminhamento desse documento, uma reunião com os secretários em questão será marcada para que as questões sejam discutidas de forma mais objetiva, tendo em vista ações práticas.


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *