O esquisito e fofo pássaro dodo desapareceu do mapa há cerca de 300 anos
Por: Shirley Paradiso
Por: Shirley Paradiso
Mudando um pouco nossos posts tradicionais sobre notícias do que acontece em nossa cidade e região, rio+20, desenvolvimento sustentável, materiais recicláveis, este fala sobre uma ave já extinta. Acompanhe abaixo e se você gostar, deixe seu comentário ou sugestão para pesquisarmos sobre outros animais
SÓ ESQUELETO
O dodô viveu nas Ilhas Maurício, no oceano Índico. Ele foi declarado extinto em 1681. Hoje, tudo o que resta da ave são esqueletos em museus.
PRESA FÁCIL
Por não voar, o dodô era presa fácil de outros bichos, como os porcos. A principal causa do extermínio foram os animais levados à ilha pelos portugueses.
TERRA À VISTA
A chegada dos portugueses (1507) e dos holandeses (1598) à ilha tirou a tranquilidade do dodô. Com a pouca alimentação nos navios, os marinheiros desembarcavam famintos e o pássaro virou prato principal. E assim ele começou a desaparecer.
BICHO DO BEM
O dodô parecia um Pombo gigante. Com cerca de 50 centímetros de altura, ele tinha bico grande e torto e corpo pesado. Suas asas eram curtas e frágeis, o que o impedia de voar. Por isso, tornou-se alvo fácil dos homens e dos outros animais
Via: Planeta Sustentável
