Jovens norte-americanos trocam carros por transporte alternativo
Postado em 17/05/2012 às 15h08
No período de oito anos o uso da bicicleta aumentou 24%, as caminhadas 16% e o uso de ônibus 40%. l Foto: Bike New York
![]()
Os jovens norte-americanos estão dirigindo menos. Este é o resultado de uma pesquisaapresentada pelo Frontier Group, em abril deste ano. O estudo mostra que a busca por licenças para dirigir foram reduzidas, enquanto a quantidade de pessoas utilizando formas alternativas de transporte, como a bicicleta, aumentou.
O período utilizado como referência para a produção do documento vai de 2001 a 2010. Durante os oito primeiros anos deste intervalo de tempo a distância percorrida de carro por jovens de 16 a 34 anos sofreu redução de 23%. Em contrapartida, no mesmo período o uso da bicicleta aumentou 24%, as caminhadas 16% e o uso de ônibus 40%.
Uma das explicações para essa mudança na cultura norte-americana é a crise econômica que atingiu o país nos últimos anos. Com isso, se torna cada vez mais caro manter um automóvel e suprir os gastos com combustível, estacionamento, manutenção, entre outras despesas. A pesquisa um carro represente custos anuais médios de US$ 8.700.
No entanto, essa não é a única explicação para a mudança no comportamento dos jovens. A pesquisa mostra que eles preferem viver em lugares de fácil acesso às suas atividades rotineiras. Assim, a locomoção pode ser feita a pé, de bicicleta ou através de transportes coletivos, sem necessitar de grandes esforços. Isso reflete a preocupação ambiental das novas gerações, item citado por 16% dos jovens. Apenas 9% dos adultos entrevistados concordaram com este ponto.
A tecnologia é uma arma dos jovens para substituir os automóveis. Sites e aplicativos de smartphones fornecem dados sobre o trânsito em tempo real e também facilitam a interação entre os usuários. Outro item importante é a proibição aplicada em muitos estados norte-americanos quanto ao uso de celulares. Atualmente, 35 distritos proibiram o envio de mensagens de texto enquanto os motoristas dirigem. Esse pode ser um dos fatores que inibem a vontade dos jovens em dirigir e permanecerem off-line temporariamente.
Redação CicloVivo
