• GESP APRESENTA PARA SMAM PROJETOS DE RECUPERAÇÃO DO RIO PASSO FUNDO E RIO JACUÍ

  • Voltar
 by 

No dia 26 de novembro de 2024, integrantes do Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas (GESP) e do Fórum Agenda 21 de Passo Fundo, reuniram-se com integrantes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMAM) para apresentarem os projetos de recuperação do Rio Passo Fundo e Rio Jacuí.

Estes dois importantes recursos hídricos possuem as suas nascentes em território passo-fundense e necessitam de ações concretas para a sua recuperação e conservação ambiental, principalmente em suas áreas de preservação permanente (APPs).
Em relação ao Rio Passo Fundo, o “Projeto Rio Passo Fundo – Sociedade e Cidadania”, coordenado pela 1ª Promotoria de Justiça Especializada do Ministério Público Estadual e GESP, está em andamento há mais de vinte anos, com diversas ações e com recuperações significativas de APPs de suas cabeceiras, localizadas nas proximidades do Povinho Velho, área denominada pelos ecologistas como ‘Berço das Águas”. Os trabalhos iniciaram no ano de 2000, com a participação efetiva do antigo Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (DEFAP), órgão da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, e o apoio da Companhia Ambiental da Brigada Militar. As administrações municipais também participaram esporadicamente, contribuindo em atividades específicas.
Já em relação ao Rio Jacuí, foi apresentado a proposta de iniciar a recuperação de nascentes e córregos da cabeceira, sensibilizando proprietários e realizando plantio de espécies nativas pioneiras, bem como buscando incentivos para a recuperação deste importante recurso hídrico de nosso município. O GESP já possui expediente aberto no Ministério Público Estadual, para parceria na realização desta proposta de recuperações ambiental e busca a parceria da Administração Municipal. Ao mesmo tempo, foi apresentada a importância de se estudar a possibilidade de criar Unidades de Conservação para proteção permanente de territórios estratégicos, que garantam a conservação das águas e solos para a manutenção desses recursos hídricos para as futuras gerações e contribuir para minimizar os impactos das mudanças climática em Passo Fundo e no Rio Grande do Sul.  
Na mesma reunião, também foi debatido a necessidade do município criar o Plano Municipal de Recursos Hídricos, instrumento fundamental que estabelece objetivos e metas, identificar as etapas necessárias para alcançá-los e otimizar o tempo e os recursos disponíveis para a recuperação e conservação da malha hídrica do território de Passo Fundo.

Foto : Ademar Marques (Agenda 21), Glauco Polita (SMAM), Enilson Gonçalves (SMAM), Paulo Cornelio (GESP), Flávia B. da Silva (GESP).
Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *