O Dia Internacional para a Redução dos Desastres Naturais, promovido pela ONU em 1989 e celebrado anualmente no dia 13 de outubro, relembra-nos da necessidade de estarmos sempre preparados para agir de forma rápida e eficaz em situações de emergência, promovendo uma sociedade mais resiliente e consciente dos desafios impostos pela natureza.
O Dia Internacional para a Redução dos Desastres Naturais, visa a importância da prevenção, da educação e da preparação da população e das autoridades para minimizar os impactos desses eventos naturais. Embora alguns desastres sejam inevitáveis, suas consequências podem ser significativamente mitigadas através de medidas de prevenção, como o ordenamento adequado do solo, a construção de infraestruturas resilientes, o monitoramento climático, planejamento urbano e a educação das comunidades mais vulneráveis.
Este dia é também um apelo à ação, reforçando que a cooperação internacional e o compromisso com a sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável são fundamentais para enfrentar os desafios dos desastres naturais num mundo cada vez mais impactado pelas mudanças climáticas. O objetivo é que, através de um maior conhecimento e preparação, se possam salvar vidas e reduzir danos materiais e ambientais.
Por Juliana Benedetti, professora e integrante do GESP