O Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas (GESP) realizou uma Sabatina Ecológica, através das redes sociais Facebook e Instagram, para levantar assuntos pertinentes ao meio ambiente com a comunidade, as candidatas e os candidatos à Câmara de Vereadores e os candidatos à Prefeitura Municipal de Passo Fundo. Temas pertinentes sobre os recursos hídricos e o abastecimento, a agroecologia e a Feira Ecológica, os resíduos sólidos, a arborização urbana e a impermeabilização do solo foram publicados até o dia de hoje, 03 de outubro.
Amanhã, 04, o GESP encerra as discussões com a apresentação de propostas, respondendo as perguntas e descrevendo em itens o que irá propor e defender junto a próxima gestão executiva e legislativa.
Segue abaixo todas as perguntas da Sabatina Ecológica que instigou candidatas e candidatos e a comunidade a pensar que Passo Fundo precisamos ambientalmente, para enfrentar o presente tão desafiador, diante das mudanças climáticas, do mundo tecnológico e da ameaça de extinção da humanidade.
1.O Berço das Águas já é reconhecido nacionalmente e também é sabido que Passo Fundo é cabeceiras de rios muito importantes para todo o Rio Grande do Sul. Isso nos traz uma responsabilidade muito grande, qual é sua proposta para a proteção e conservação das nascentes em nosso município?
2.Hoje, estamos no limite de disponibilidade de água para abastecimento de nossa cidade. A bacia hidrográfica do rio Passo Fundo já nos disponibiliza a maior parte da água que bebemos e também retiramos da bacia do rio Jacuí, a complementação. Passo Fundo continuará crescendo, qual a sua proposta de manter o abastecimento no futuro próximo?
3.Em Passo Fundo, a maior parte do alimento que chega a nossas mesas vem de outros municípios e outros estados, tornando nossa cidade cara de se viver. Qual a sua proposta de incentivo à produção de alimento agroecológico local?
4.A produção agrícola tem recebido incentivos regularmente, federais, estaduais e municipais, mas temos em nossa cidade uma feira de produtos ecológicos com quase 30 anos e não é de conhecimento que a produção agroecológica, sem agrotóxicos e fertilizantes químicos, tenha recebido incentivos em suas produções. Qual a sua proposta para incentivar a agricultura agroecológica e a manutenção da Feira Ecológica de nossa cidade?
5.Os banhados ganharam espaço na mídia, como uma solução para a absorção das águas em enchentes, trazendo à tona a proposta das cidades esponjas. Incontáveis banhados foram drenados e aterrados nas áreas rurais e urbanas de nosso município. Além disso, os banhados são verdadeiros berçários da fauna nativa e a destruição diminui significativamente a biodiversidade dos nossos biomas Mata Atlântica e Pampa. Que proposta você tem para a recuperação desse ecossistema e sua diversidade biológica?
6.Por Passo Fundo estar na cabeceira dos rios, não deixamos de ter problemas de alagamentos em nossa cidade e é de conhecimento de todos que a impermeabilização dos solos potencializa esse problema. Além, das mudanças climáticas preverem situações ainda mais drásticas. Qual a sua proposta para melhorar a permeabilização em áreas urbanas e rurais de Passo Fundo?
7.Que a coleta seletiva dos resíduos em Passo Fundo está obsoleta, é visível. Não foi mais ampliado a distribuição de contêineres seletivos, houve aumento irregular de descarte de lixo, não há aumento significativo na segregação dos resíduos pelas cooperativas e ainda encaminhamos para outro município a maioria dos resíduos domésticos. Qual a sua proposta para melhorar a política municipal de resíduos sólidos?
8.A proporção de árvores por habitantes indicada pelos órgãos para uma melhor qualidade de vida urbana em Passo Fundo tem diminuído anualmente. Assim, sabe-se que alterações drásticas do microclima afetam as condições de vida de nossos habitantes. Qual a sua proposta para a arborização urbana de Passo Fundo?
9.Um dos principais símbolos naturais de nosso município é o rio Passo Fundo, muitas pessoas, sociedade organizada e governos já contribuíram na sua conservação, mesmo assim está muito comprometido com poluição, principalmente no perímetro urbano. Qual a sua proposta de recuperação e conservação do Rio que dá nome ao nosso município?
10.Muitas áreas de preservação permanente (APPs) estão invadidas por pessoas e famílias que não têm condições de melhor moradia, vivendo em situações precárias. Qual a sua proposta para minimizar esses impactos e oportunizar lugares e habitação adequados aos cidadãos e cidadãs de nossa cidade?
11.É notável que nossa cidade cresce visivelmente para os lados e para cima, pois já temos o edifício mais alto do Estado e assim a “modernização” dos espaços urbanos são admiráveis Por outro lado, nosso patrimônio histórico e arquitetônico está literalmente sendo tombado ao chão ou escondido entre grandes prédios. Qual a sua proposta para salvar e dar visibilidade aos prédios e espaço históricos culturais de nossa cidade e cessar suas demolições?
12.Passo Fundo teve um progresso significativo na criação de Unidades de Conservação (UC). Temos quatro Reservas Particulares do Patrimônio Natural e uma legislação municipal que facilita a criação de RPPNs, e temos um único Parque Natural Municipal, UC de proteção integral. Mesmo assim, este processo está estagnado, sem perspectivas de criação de novas UCs e de aplicação do Plano de Manejo criado em 2016 do PNM Pinheiro Torto. Qual a sua proposta para melhorar a proteção dos ecossistemas nativos do nosso município?
13.Sabemos que nossa cidade aumentou significativamente a emissão de carbono (CO2) nos últimos anos, afetando diretamente no efeito estufa e aquecimento global e contribuindo nas consequência que estamos sofrendo com as mudanças climáticas, com situações de mudança do clima local, também. Qual a sua proposta para minimizar e compensar a emissão de CO2 em nosso município?
14.É notável em nossa cidade a falta de calçadas para pedestres, a presença de calçadas irregulares, o bloqueio de calçadas por estruturas e a falta de pisos táteis e rampas para acesso de pessoas com deficiências, prejudicando a mobilidade das pessoas, nos bairros centrais ou periféricos. Quais as suas propostas para melhorar a mobilidade urbana para pedestres de nossa cidade?
15.A diversidade e a igualdade é um potencial ecológico, que hoje é muito discutido na sociedade e está nos princípios dos Direitos Humanos e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Como será potencializada a participação das mulheres, dos negros, dos indígenas, das LGBTQIAPN+, dos jovens e crianças em sua legislação ou gestão?