O Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas (GESP) vem realizando uma Sabatina Ecológica, através das redes sociais Facebook e Instagram, para levantar assuntos pertinentes ao meio ambiente com a comunidade, as candidatas e os candidatos à Câmara de Vereadores e os candidatos à Prefeitura Municipal de Passo Fundo. Temas pertinentes sobre os recursos hídricos e o abastecimento, a agroecologia e a Feira Ecológica, os resíduos sólidos, a arborização urbana e a impermeabilização do solo já forma publicados e estará divulgando até a dia que antecede as eleições também por este site.
O GESP, também apoiou o Fórum da Agenda 21 no Diálogo sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade, que ocorreu no dia 25 de setembro no Instituto Aliança Empresarial e percebeu o quanto essa temática é ainda muito pouco conhecida pelos candidatos à administração pública de Passo Fundo. Assim, entende ser ainda mais importante levar essa discussão à sociedade, que vivencia diariamente as consequências das mudanças climáticas e os candidatos à vereadores e a prefeitos precisam estar cientes das suas responsabilidades, em legislar e executar precauções e mitigações para minimizar os impactos climáticos ambientais em Passo Fundo.
Abaixo seguem as perguntas já divulgada nas redes sociais.
SABATINA ECOLÓGICA
O Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas (GESP) instiga a discussão ambiental no período de campanha eleitoral para você cobrar de sua candidata ou seu candidato, através das redes sociais. Participe, compartilhe e marque os candidatos.
O Berço das Águas já é reconhecido nacionalmente e também é sabido que Passo Fundo é cabeceiras de rios muito importantes para todo o Rio Grande do Sul. Isso nos traz uma responsabilidade muito grande, qual é sua proposta para a proteção e conservação das nascentes em nosso município?
Hoje, estamos no limite de disponibilidade de água para abastecimento de nossa cidade. A bacia hidrográfica do rio Passo Fundo já nos disponibiliza a maior parte da água que bebemos e também retiramos da bacia do rio Jacuí, a complementação. Passo Fundo continuará crescendo, qual a sua proposta de manter o abastecimento no futuro próximo?
Em Passo Fundo, a maior parte do alimento que chega a nossas mesas vem de outros municípios e outros estados, tornando nossa cidade cara de se viver. Qual a sua proposta de incentivo à produção de alimento agroecológico local?
A produção agrícola tem recebido incentivos regularmente, federais, estaduais e municipais, mas temos em nossa cidade uma feira de produtos ecológicos com quase 30 anos e não é de conhecimento que a produção agroecológica, sem agrotóxicos e fertilizantes químicos, tenha recebido incentivos em suas produções. Qual a sua proposta para incentivar a agricultura agroecológica e a manutenção da Feira Ecológica de nossa cidade?
Os banhados ganharam espaço na mídia, como uma solução para a absorção das águas em enchentes, trazendo à tona a proposta das cidades esponjas. Incontáveis banhados foram drenados e aterrados nas áreas rurais e urbanas de nosso município. Além disso, os banhados são verdadeiros berçários da fauna nativa e a destruição diminui significativamente a biodiversidade dos nossos biomas Mata Atlântica e Pampa. Que proposta você tem para a recuperação desse ecossistema e sua diversidade biológica?
Por Passo Fundo estar na cabeceira dos rios, não deixamos de ter problemas de alagamentos em nossa cidade e é de conhecimento de todos que a impermeabilização dos solos potencializa esse problema. Além, das mudanças climáticas preverem situações ainda mais drásticas. Qual a sua proposta para melhorar a permeabilização em áreas urbanas e rurais de Passo Fundo?
Que a coleta seletiva dos resíduos em Passo Fundo está obsoleta, é visível. Não foi mais ampliado a distribuição de contêineres seletivos, houve aumento irregular de descarte de lixo, não há aumento significativo na segregação dos resíduos pelas cooperativas e ainda encaminhamos para outro município a maioria dos resíduos domésticos. Qual a sua proposta para melhorar a política municipal de resíduos sólidos?
A proporção de árvores por habitantes indicada pelos órgãos para uma melhor qualidade de vida urbana em Passo Fundo tem diminuído anualmente. Assim, sabe-se que alterações drásticas do microclima afetam as condições de vida de nossos habitantes. Qual a sua proposta para a arborização urbana de Passo Fundo?
Passo Fundo, eleições 2024.
https://www.instagram.com/gesp.sentinela
https://www.facebook.com/gesppf


