Por Ricardo Assumpção, gestor ambiental e integrante do GESP.
Os oceanos são verdadeiros tesouros da natureza, abrigando uma vasta biodiversidade e fornecendo recursos essenciais para a sobrevivência de comunidades costeiras a milhares de anos. Os oceanos movimentam o turismo, transportam a maior parte da produção industrial do mundo e por mais que o ser humano navegue em suas águas, desde tempos imemoriáveis, ainda há muito a ser descoberto em suas profundezas. No entanto, enfrentam ameaças significativas devido à superexploração, poluição e mudanças climáticas.
Aqui estão algumas atitudes que cada um de nós pode tomar para proteger esses preciosos ecossistemas marinhos:
• Evite garrafas e embalagens de plástico: Troque garrafas de plástico por garrafas de metal reutilizáveis. A reciclagem global de plástico é baixa, e muitos resíduos plásticos acabam nos oceanos. Muitos animais confundem o plástico com alimentos e acabam e os comem.
• Descarte corretamente as bitucas de cigarro: Filtros de cigarro liberam substâncias químicas danosas nos oceanos quando descartados sem cuidado.
• Escolha conscientemente os frutos do mar: Com a demanda global por peixe crescendo, é importante saber a procedência dos frutos do mar consumidos no dia a dia.
• Reduza sua pegada de carbono: Use bicicletas, transporte compartilhado ou público para reduzir emissões de gás carbônico, que afetam a acidez das águas marinhas.
• Seja um defensor dos oceanos: informe-se, participe de campanhas e pressione por políticas que protejam nossos mares e as costas oceânicas e os rios que neles deságuam.
• Lembre-se. Juntos, podemos garantir um futuro saudável para os oceanos e para todos nós.
Fontes:
https://www.ihu.unisinos.br/categorias/188-noticias-2018/574947-10-atitudes-que-voce-
pode-tomar-para-salvar-os-oceanos
https://www.afd.fr/pt/actualites/5-boas-razoes-para-enfim-se-interessar-pelos-oceanos
Sigam nossas redes sociais @gesp.sentinela