Com início no mês de março, a Frente Parlamentar realizou 16 encontros
A Frente Parlamentar do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas realizou, na manhã desta terça-feira (09), a sua última reunião, momento em que foi apresentado o relatório dos trabalhos realizados pela Frente.
Com início no mês de março, a Frente Parlamentar realizou 16 encontros. “Tratamos dos temas que as entidades ambientais declararam como prioridades, dentre elas a arborização, IPTU Verde, reciclagem, compostagem orgânica e berço das águas”, declarou o presidente da Frente, Felipe Manfroi (PSD).
Ao longo dos nove meses de realização, além dos vereadores, a Frente recebeu diversas entidades, como as secretarias municipais de Meio Ambiente, Planejamento e Inovação, o 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar, Delegacia Estadual do Meio Ambiente e Secretaria Estadual do Meio Ambiente, além das organizações da sociedade civil, como Agenda 21, GESP, Comitê Popular de Luta pela Água e Comitê Bacia Hidrográfica do Rio Passo Fundo. Ainda estiveram presentes instituições acadêmicas como UPF e Atitus Educação, além de cooperativas de recicladores, sindicatos, UAMPAF e associações de moradores.
Eco Condomínios
Como resultado do trabalho da Frente Parlamentar do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, foi construído o Projeto de Lei intitulado Eco Condomínio. O PL é assinado conjuntamente pelos vereadores Felipe Manfroi (PSD) e Marina Bernardes (PT). O Projeto tem por objetivo estimular a separação e destinação adequada de resíduos recicláveis nos condomínios residenciais, apoiar as cooperativas de recicladores, reduzir a destinação de resíduos recicláveis aos aterros sanitários e incentivar práticas de gestão de resíduos e consumo consciente. Em contrapartida, os condomínios participantes poderão ter redução proporcional e escalonada na taxa de coleta de resíduos sólidos urbanos e outros benefícios. “Deixamos essa principal contribuição, que é fomentar a reciclagem dos resíduos”, comemorou o vereador Manfroi.
Devido ao período de final de ano e ao recesso parlamentar, o PL irá tramitar no próximo ano legislativo.
Também participaram da reunião as vereadoras Marina Bernardes (PT) e Professora Regina (PDT) e os vereadores Felipe Manfroi (PSD), Douglas Peretto (PSD) e João Pedro Nunes (MDB).
Foto: Comunicação Digital / CMPF