Durante os dias 15 à 20 de abril, diversas instituições de Passo Fundo, realizaram atividades e ações alusivas ao dia dos povos indígenas em Passo Fundo.
Organizado pelo Fórum dos Povos Originários de Passo Fundo e Região, constituído por ativistas, grupos, entidades, organizações e comunidades indígenas que tem como intuito a defesa, reparação e garantia dos direitos dos indígenas, organizaram diversas atividades para lembrar este importante momento da nossa história.
No dia 17 de abril, no período da noite, ocorreu um momento cultural com o tema: “A história e o presente: os Indígenas em Passo Fundo”, atividades que faz parte do Projeto Integrador de Extensão UPF – Terra, cultura e ancestralidade: o indígena em Passo Fundo.
Com a participação dos debatedores Profª. Drª. Jacqueline Ahlert da Universidade de Passo Fundo/UPF e Doutorando Danilo Fag tu Braga, funcionário da FUNAI e com a presença de mais de 80 pessoas indígenas e não indígenas, o teatro Múcio de Castro se encheu de informações, ciência, cultura, histórias ancestrais e emoção.
Além das informações, foi lido e Manifesto do Fórum dos Povos Originários pela Coordenadora da Funai de Passo Fundo, Srª. Maria Inês de Freitas, documento importante e delineador dos caminhos que os integrantes do fórum irão estabelecer.
Na mesma noite, foi apresentado dança expositiva de lideranças indígenas de Passo Fundo, com a participação de Caciques das aldeias localizadas em nossa cidade e funcionários indígenas da FUNAI.
PRAÇA DO TEIXERINHA É TERRA INDÍGENA
Se estudos científicos já demonstram que o território de Passo Fundo foi e é terra indígena, nada mais natural do que tornarmos o Teixerinha como um “autêntico” cidadão indígena.
No dia 19 de abril, Dia dos Povos Indígenas – Dia dos Povos Originários, foi realizado um ato com várias atividades e manifestações culturais. Com a presença de aproximadamente cem pessoas e representantes das três aldeias indígenas de Passo Fundo, Goj Júr, Nãn Ga e Fag Nor, o momento culminou com a colocação de um cocar confeccionados por indígenas da etnia Kaigang e colocado simbolicamente na estátua do Teixerinha, obra simbólica localizada nos canteiro central da Avenida Brasil, feita pelo artista Plástico Paulo Siqueira.
PROGRAMA UIRAPURU ECOLOGIA DEBATE OS POVOS ORIGINÁRIOS
No dia 20 de abril, sábado pela manhã, o Programa Uirapuru Ecologia apresentou debate sobre os Povos Originários de Passo Fundo com a presença da Prof.ª Fabiane Beltrami (Instituto Histórico de Passo Fundo/IHPF), Prof.ª Jacqueline Ahlert (Universidade de Passo Fundo/UPF) e o Filósofo Mário Vernes (Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas/GESP), com a apresentação do Jornalista Ivaldino Tasca. Com muito conhecimento e debate.
Fotos Paulo Fernando Cornelio










