• CALENDÁRIO ECOLÓGICO – 1º de março – DIA NACIONAL DO TURISMO ECOLÓGICO

  • Voltar
 by 

TURISMO ECOLÓGICO – A conservação da natureza com a interação humana

Por Ricardo Assumpção, Gestor Ambiental, Agente de Turismo Sustentável e integrante do GESP

    Comunidade São José / Distrito de São Roque / Passo Fundo
Foto: Ricardo Assumpção

O turismo ecológico, também conhecido como ecoturismo, é uma forma de viajar que prioriza o contato com ambientes naturais e a proteção das áreas onde as atividades são realizadas. 

    Definido pelo Ministério do Meio Ambiente como “o segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações”.

Diferentemente do turismo tradicional, onde as pessoas contemplam monumentos e paisagens sem interagir ativamente, o ecoturismo envolve ação, movimento e busca por experiências mais próximas da natureza. 

    As principais atividades do turismo ecológico incluem acampamento, caminhadas, cavalgadas e outras formas de vivenciar e conhecer a natureza de maneira sustentável. É uma tendência mundial que contribui para o desenvolvimento sustentável e a conservação dos recursos
culturais e naturais. 
    Portanto, ao praticar o ecoturismo, estamos não apenas explorando belas paisagens, mas também contribuindo para a preservação do nosso planeta. 
    O turismo ecológico também tem um importante papel socioeconômico, sendo uma alternativa limpa e inclusiva de inserir pessoas no mercado de trabalho. A indústria do turismo abriga e forma profissionais independente da sua idade, gênero ou classe social. Ela beneficia desde o pequeno empreendedor local, como o artesão, a cozinheira, o guia de turismo, até ao diretor de uma grande rede de hotéis, ou da agência que vende os pacotes aos turistas, para visitarem os mais diferentes destinos. 
    Vivemos em tempos onde tudo conspira a nos deixar trancados entre quatro paredes, as pessoas estão perdendo a cada geração o seu instinto natural de interagir com a natureza. Portanto, praticar atividades que reconectem as pessoas ao mundo natural é cada vez mais necessário e torna-se cada vez mais uma questão de saúde, já que estas atividades funcionam como uma verdadeira válvula de escape.

Instituições renomadas do mundo todo divulgam anualmente inúmeros estudos que comprovam os benefícios das atividades esportivas e de lazer ao ar livre. 

    Uma simples tarde caminhando numa trilha leve em meio à natureza já provoca mudanças significativas em nosso organismo. Respiramos de forma diferente, queimamos calorias, exercitamos a musculatura e trabalhamos nossos sentidos, visão, olfato e equilíbrio, sem perceber mudamos até mesmo nosso senso de humor, aprendemos a rir com mais frequência e interagir de forma mais cordial com outras pessoas.

Sem dúvidas, o turismo ecológico é extremamente importante, mesmo analisado de diferentes pontos de vista. Seja ele ecológico, cultural, social, econômico ou de saúde, todos saem ganhando, de uma forma ou de outra.

Caminhada

Fotos: Ricardo Assumpção
Fontes: Ministério do Meio Ambiente / Secretaria Estadual de Turismo/RS / oeco.org.br / etica-ambiental.com.br

Siga nossas redes sociais @gesp.sentinela no Instagram e @Gesp Sentinela dos Pampas no facebook

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *