• Sem Segredo: maioria dos ouvintes acredita que é possível frear o aquecimento global e as mudanças climáticas

  • Voltar
 by 

Por Mateus Pirolli

O ano de 2023 está surpreendendo especialistas ao se encaminhar para se tornar o mais quente já registrado na história, desafiando todas as expectativas. Enquanto a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP28) esteve reunida para discutir medidas e estabelecer metas globais, a comunidade internacional está cada vez mais alarmada com as condições meteorológicas extremas em todo o mundo.

Os dados meteorológicos mais recentes apontam para uma série de eventos climáticos extremos, incluindo ondas de calor intensas, incêndios florestais descontrolados e eventos climáticos extremos. Esses fenômenos têm impactos devastadores em ecossistemas, comunidades locais e economias nacionais. Especialistas em clima e cientistas ambientais apresentam evidências convincentes sobre a aceleração das mudanças climáticas e os riscos associados a um aquecimento global descontrolado.

Neste ano o Rio Grande do Sul vivenciou os efeitos climáticos com a forte atuação do El Niño ocasionando chuvas acima da média, com muitos transtornos e prejuízos. Diante disso, o Sem Segredo do último sábado (02) debateu o assunto e perguntou: você acha possível reverter o aquecimento global? De que forma? O aquecimento global está acontecendo mais rápido do que o esperado?

De acordo com a professora da Universidade de Passo Fundo (UPF) e coordenadora do Green Office, Luciana Brandli, o aquecimento global ficou muito visível com as adversidades que vem acontecendo. As pessoas estão podendo observar as mudanças climáticas com as elevadas temperaturas, a quantidade de chuva e os estragos causados pela força do clima. Desse modo, a preocupação com o tema tomou conta dos principias fóruns do planeta e do dia a dia das pessoas e empresas.

Conforme o representante do Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas (Gesp), Paulo Cornélio, o aquecimento global é fruto da ação humana, através da poluição e degradação do meio ambiente. Ele ressalta que no passado se pensava que a preocupação e o cuidado com a natureza atrapalhava o desenvolvimento econômico. Atualmente as grandes empresas já entendem que o meio ambiente faz parte do crescimento e preservá-lo é de extrema importância.

Os ouvintes relataram que a ganância do ser humano acabou destruindo a natureza e trazendo consequências para a humanidade agora. Eles falaram ainda que é necessário que as pessoas se conscientizem para dar tempo de ainda reverter o aquecimento global.

Fonte: https://rduirapuru.com.br/sem-segredo-maioria-dos-ouvintes-acredita-que-e-possivel-frear-o-aquecimento-global-e-as-mudancas-climaticas/?__cf_chl_tk=p0fm20qpTM207tGsAqKwv1aAkBpzi6yTEnBzBHKc3Hk-1701776952-0-gaNycGzNEhA

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *