• DIA DOS POVOS INDÍGENAS NA ALDEIA GOJ JUR

  • Voltar

 Com a chegada dos portugueses no Brasil no século XV, os povos que que aqui vivia, os povos originários, nativos neste imenso território, tiveram o início de boa parte da sua cultura e crenças esquecidas e parte significativa da sua população original dizimada. Escravização, doenças, assassinatos, entre outras violências, foram muito comuns no passado e no presente, não é diferente. Para “minimizar” este grande genocídio ocorrido em nosso país, foi escolhido o dia 19 de abril “O Dia do índio” , criado pelo Presidente Getúlio Vargas  (Decreto-Lei nº 5.540 de 1943 ). Mas, infelizmente, estamos muito longe ainda de comemorar, resolver e reconhecer como sociedade brasileira a importância destes povos para a nossa história. Conforme o Instituto Sócio Ambiental / ISA , no Brasil Segundo o Censo IBGE 2010, os mais de 305 povos indígenas somam 896.917 pessoas. Destes, 324.834 vivem em cidades e 572.083 em áreas rurais, o que corresponde aproximadamente a 0,47% da população total do país” . Em Passo Fundo, também possuímos uma comunidade indígena na área urbana com diversas famílias Kaingangs. 

 Em 2019 através da Projeto de Lei PL 5466/2019 a deputada Joenia Wapichana apresentou a proposta de mudança de Dia do Índio para Dia dos Povos Indígenas para o dia 19 de abril em homenagem aos povos originários do Brasil. Que foi homologada através da LEI Nº 14.402, de 8 de julho de 2022, revogando o Decreto-Lei nº 5.540, de 2 de junho de 1943.

 Para lembrar esta data, foi organizado no dia 29 de abril na Aldeia Indígena Goj Jur, coordenado pelo Cacique Jocemar Mariano, um evento em comemoração, com programação intensa no dia todo: apresentações culturais, jogos e um almoço com toda a comunidade indígena e alguns convidados. O Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas/GESP esteve presente e participou deste importante momento para a nossa cultura brasileira. 


Fotos: Arquivo GESP


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *