No sábado, dia 23 de maio, integrantes do Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas – GESP, realizaram atividade de campo, na qual foi recolocada a placa original na nascente do Rio Jacuí, conhecida como “Nascente Mãe do Rio Jacuí”.
A placa original foi colocada oficialmente no dia 13 de junho de 2002, por intermédio do Projeto Pró-Guaíba em conjunto com diversas instituições, tais como a Secretaria Estadual do Meio Ambiente – SEMA, o Movimento Ecológico Gaúcho – MEG e a Assembléia Permanente de Entidades de Defesa do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul – APEDEMA. Esta havia sido retirada em virtude de tentativa de roubo e acabou sendo danificada.
Este marco identificador, culminou com atividades de pesquisa na área de Povinho Velho, divisa entre Passo Fundo e Mato Castelhano, onde por mais de três décadas, o GESP vem desenvolvendo atividades de pesquisa e de educação ambiental.
Durante este período foi-se formando uma consciência ambiental em uma área única geograficamente, de beleza paisagística, de importância hidrográfica e hoje conhecida como “Berço das Águas”.
