Os titulares da Frente Parlamentar Mista de Recursos Hídricos se reuniram na manhã dessa segunda-feira (12) com representantes do GESP, Agenda 21, COMPATA e Distrito São Brás.Durante o encontro foi feita a apresentação pela bióloga Flavia Biondo, a qual trouxe informações sobre os recursos hídricos no município.
Intitulado Berço das águas, Passo Fundo é berço de cinco das 25 bacias hidrográficas do Estado. Nas terras do município nascem águas que abastecem e são responsáveis diretas pelo desenvolvimento de 61% dos municípios gaúchos: 302 dos 496. Em uma grande área situada no interior da cidade, no distrito de Povinho Velho, entre Passo Fundo e Mato Castelhano, existe uma vereda de pequenas nascentes que são as formadoras das bacias do Passo Fundo, Alto Jacuí, Apuaê-Inhandava e Taquarí-Antas.
Pequenos banhados se desmembram em quatro braços diferentes, que seguem destinos contrários. Um dos braços vai formar, depois de percorrer mais de 100 quilômetros e se juntar a dezenas de rios e riachos, a grande bacia do rio Jacuí, que contribui com 85% das águas formadoras do Lago Guaíba. Em outro ponto do município, não muito distante do primeiro, outras nascentes dão início à quinta bacia hidrográfica com berço na cidade, a do rio da Várzea. Também foram apresentadas as cinco bacias e sua abrangência e importância para a cidade e o Estado.
Durante a apresentação se chamou a atenção para a preservação do Rio Jacuí, como a necessidade da criação de um parque municipal no local da nascente do rio, a recuperação das margens e da mata ciliar e solicitação de instalação de uma Estação de Tratamento no rio.
Foi tratado também, sobre denúncia em relação a situação da Barragem do Capingui, na localidade de Sede Independência, a qual rompeu recentemente, sobre este caso será realizada reunião extraordinária da Frente com a FEPAM, Ministério Público e município de Marau, visando a tomada de providências, em razão do risco de crime ambiental. A reunião extraordinária que deve ocorrer nos próximos dias.