Ocorreu no dia 18 de dezembro de 2025 a Assembleia para eleição dos representantes de organizações não governamentais para compor o Conselho Municipal do Meio Ambiente (CMMA), gestão 2025/2027.
Este importante momento para as políticas ecológicas e ambientais para Passo Fundo, ocorreu na Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMAM), dirigida pelo Sr. Diorges Oliveira (Secretário Municipal do Meio Ambiente/SMAM) e Sr. José Nedel (CMMA) com 48 instituições aptas para o processo eleitoral, disputando as cinco categorias disposta no Edital nº 211/2025, onde 44 formalizaram o seu voto, sendo eleitas as seguintes instituições:
ONGs Ambientalistas:
Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas/GESP
Instituto Ambiental Passo Fundo/IAPF
Associação Ecolar
Instituto Mira-Serra
Clubes de Serviços, Esporte, Lazer, Turismo, Cultura, Indústria:
Cultura Artística de Passo Fundo
Movimentos Sociais:
União das Associações de Moradores de Passo Fundo / UAMPAF
Ensino Superior, Pesquisa, Extensão e Tecnologia:
Fundação Universidade de Passo Fundo/UPF
Anhanguera Educacional Participações/Anhanguera
Associação de Profissionais Liberais, Sindicatos e Cooperativas:
Cooperativa de Trabalho dos Recicladores da Santa Marta /Cootraempo
O CMMA é composto por dezoito entidades, sendo nove representando a esfera governamental e nove entidades, instituições e organizações representando a esfera não governamental, que representem os diversos setores da sociedade, tenham atuação direta no município e estejam legalmente constituídas.
Os representantes da esfera governamental serão nomeados pelo Chefe do Poder Executivo Municipal, sendo duas vagas para a esfera estadual, duas vagas para a esfera federal e cinco para a esfera municipal.
Os Conselhos Municipais são espaços públicos fundamentais para a democracia local. São fóruns de participação, representatividade e controle social, onde a sociedade civil em conjunto com o poder público, planejam, discutem, deliberam e fiscalizam, garantindo que as ações municipais atendam aos anseios de toda a população de uma cidade, promovendo transparência e garantindo a eficácia das políticas, indo além do caráter meramente formal.
Com o retorno do GESP neste importante fórum, pretendemos continuar a contribuir para uma cidade mais ecologicamente sustentável, garantindo a saúde pública e ambiental para toda a sociedade passo-fundense.
Fotos: Paulo Fernando Cornelio
