O Arroio Santo Antônio nasce ao lado da estrada de rodagem da RS 324 (Passo Fundo/Marau) e desagua na margem esquerda do Rio Passo Fundo, na comunidade que destinou o seu nome em função do encontro dos dois rios – Bairro Entre Rios.
Recentemente o Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas/GESP recebeu denúncia de despejo de material da construção civil em seu leito, nas proximidades da ponte localizada na Rua Bahia, Bairro Santa Maria.
Imediatamente o GESP esteve no local, realizou vistorias e levantamento fotográfico e foi constatado tijolos, pedras, lixo doméstico e outros materiais em sua margem, danificando a sua área de preservação permanente (APP).
Neste mesmo local, parte das APPs já encontrasse ocupadas por obras de engenharia (residências) descaracterizando as suas margens que deveria estra sendo preservadas.
Para dirimir este problema, foi protocolado ofício para a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMAM), solicitando vistorias no local, responsabilizar os agressores e limpeza da calha do arroio.
Foto : Paulo Fernando Cornelio (Arquivo GESP)