O Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas/GESP, recebeu denúncia de poluição hídrica em um arroio localizado em área industrial do município de Tapejara.
Conforme os relatos repassados ao GESP, em um riacho denominado Arroio AABB, vem ocorrendo o lançamento de produtos ou substâncias químicas sintéticas, ocasionando poluição e modificando a coloração da água.
As alterações em seu percurso vêm ocorrendo ao longo dos últimos anos, que já comprometeu a calha do rio e o seu ecossistema hidrológico, modificando a fauna e flora.
Também foi identificado que parte do curso do arroio não apresenta área de preservação permanente,/APP no que estabelece a legislação ambiental – Código Florestal.
No ano de 2024, neste mesmo arroio, ocorreu a morte de centenas de peixes nativos em virtude da água escura que o mesmo se encontrava.
Diante dos elementos apresentados, o GESP protocolou ofício com relatório ao Ministério Público Estadual de Tapejara, solicitando averiguar a situação e identificar a origem da poluição , recuperar a área e responsabilizar os autores do delito.
