Passo Fundo (RS) – A Comunidade Indígena Fág Nor, do povo Kaingang, é um importante espaço de fortalecimento cultural, educativo e social por meio do Projeto Centro de Cultura e Educação: Comunidade Indígena Fág Nor. A iniciativa tem como objetivo valorizar os saberes ancestrais, promover a educação intercultural e incentivar a participação comunitária, com especial atenção às novas gerações.
Entre as atividades, destacam-se a realização das oficinas de Pintura Indígena, que abordam técnicas tradicionais e contemporâneas, oficina de Linguagem Kaingang e as oficinas de Artesanato Kaingang, focadas na criação de artefatos com materiais naturais e transmissão de saberes ancestrais.
Oficina de Pintura Indígena Kaingang – ministrante Mauro Casimiro


Oficina de Linguagem Kaingang – ministrante Adelino Domingos

Oficinas de Preparação da taquara para a confecção do artesanato – ministrante Luciana Pedroso

Oficina de Artesanato – ministrante Neiva do Carmo

O projeto também promove palestras, conduzidas por lideranças Kaingang, abordando temas como história, direitos indígenas, sustentabilidade e desafios contemporâneos, além de apresentações culturais com danças, músicas e narrativas tradicionais integradas aos eventos da comunidade.
Palestra “Política Indigenista e autodeterminação dos povos indígenas” com a Assistente Social Angélica Domingos

Palestra “Os Kaingang: a busca dos territórios perdidos no Rio Grande do Sul” com o Historiador Danilo Fagtü Braga
Palestra “Os Kaingang: a busca dos territórios perdidos no Rio Grande do Sul” com o Historiador Danilo Fagtü Braga

Como culminância, o Projeto participou com Feira de Arte, em vários espaços da comunidade de Passo Fundo, para exposição e comercialização dos produtos desenvolvidos nas oficinas, fortalecendo a geração de renda e a visibilidade da cultura Kaingang e apresentações culturais, apresentando os impactos e aprendizados, compartilhado com parceiros e apoiadores.
Feira de Arte na Feira Regional de Economia Popular Solidária no Bourbon Shopping

Mais do que um conjunto de atividades, o projeto se consolida como um espaço vivo de troca de saberes, reafirmação identitária e construção de futuros possíveis, reafirmando a centralidade da cultura Kaingang e o protagonismo da Comunidade Indígena Fág Nor no cenário cultural e educativo regional.
Projeto “Centro de Cultura e Educação: Comunidade Indígena Fág Nor”, através da Política Nacional Aldir Blanc, com realização do Ministério da Cultura do Governo do Brasil, do Lado do Povo Brasileiro e financiamento do Pró Cultura do Governo do Rio Grande do Sul.
Produtor Cultural Gerson Farias
Produção Cultural Conecta Cultura
Apoio Coletivo Kaingang Kandoia