O “Complexo Berço das Águas” já tornou-se conhecido para Passo Fundo e região. A área onde compreende as nascentes formadoras das Bacias Hidrográficas do Rio Passo Fundo, Jacuí, Taquari-Antas e Apauê-Inhandava na localidade de Povinho Velho, já possui o seu reconhecimento ambiental, econômico, cultural e político.
Durante muitos anos , as diversas instituições de Passo Fundo e entre elas o Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas e a Universidade de Passo Fundo, vem estudando esta importante região realizando pesquisas e estudos, tentando preservar como também, procurando alternativas sustentáveis para a área.
A Universidade de Passo Fundo, por intermédio da Reitoria, Professor José Carlos Carles de Souza recebeu da Agenda 21, Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas e Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Passo Fundo, um certificado de reconhecimento do seu compromisso e relevantes serviços prestados nas questões ambientais, e apoio ao Projeto Berço das águas durante a sua gestão. Na ocasião, também foi entregue um certificado à Universidade de Passo Fundo pela sua trajetória de 50 anos de vida acadêmica e relevantes serviços prestados à cidade de Passo Fundo e Região.
Estavam presentes o secretário executivo da Agenda 21, Ademar Marques, o presidente do Cômite da Bacia Hidrográfica do Rio Passo Fundo, Claudir Alves, Paulo Fernando Cornélio e Flávia Biondo da Silva pelo GESP, e o coordenador dos polos tecnológicos da UPF, Sr Laudir Luiz Auozani.