• 05 DE JUNHO – DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

  • Voltar

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no dia 5 de junho, data escolhida pela Organização das Nações Unidas – ONU com a intenção de mobilizar a sociedade global para prevenir, deter e reverter a degradação dos ecossistemas em todo o mundo.

Em 2025 o tema escolhido é ” O Fim da Poluição Plástica Global”, sendo que este assunto foi levantado pela ONU em 2028, a poluição provocada pelos resíduos plásticos que continua em situação grave e ainda não resolvida.

Além disto, a situação ambiental em nosso planeta, exige atenção urgente: o desmatamento, a poluição, a perda da biodiversidade e as mudanças climáticas estão afetando completamente a qualidade de vida em todas as regiões do mundo. No Brasil, por exemplo, temos enfrentado desafios sérios relacionados as enchentes e perdas de áreas dos diversos biomas que possuímos.

Ao mesmo tempo, o Congresso Nacional apresenta alterações violentas em nossa já frágil legislação ambiental , diga-se PL da Devastação, entre outras….. 

Mas, mesmo neste momento grave que estamos enfrentando, o Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas – GESP, convida a todos para refletir sobre o estado atual do nosso planeta e o papel que cada um de nós pode desempenhar na construção de um futuro mais ecologicamente sustentável.

E precisamos de esperança — e ela começa com pequenas atitudes que nós e que você pode fazer : 

Reduzir o consumo de plástico e optar por embalagens reutilizáveis – sacolas ecológicas;

Economizar energia e água no dia a dia;

Apoiar marcas e iniciativas sustentáveis;

Separar corretamente os resíduos e incentivar a reciclagem;

Participar dos movimentos ambientais;

Colaborara com as ONGs;

Valorizar a natureza, seja plantando uma árvore ou protegendo áreas verdes locais;

Defender a democracia;

Cada escolha e cada momento conta com você. Ao adotarmos hábitos mais conscientes, contribuímos para um planeta mais saudável , pacifista e equilibrado para esta geração e para as próximas gerações.

Por Paulo Fernando Oliveira Cornelio, geógrafo, vice-presidente do GESP

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *