• Aprovado projeto que visa reaproveitamento da água da chuva em prédios públicos em Passo Fundo

  • Voltar
 by 

Sistema de aproveitamento de água da chuva pode gerar uma economia de até 50%


Foi aprovado por unanimidade na sessão plenária da Câmara de Vereadores de quarta-feira (6), projeto de Lei 022015, que trata sobre a implantação de sistemas de captação e armazenamento de água da chuva nos novos projetos de edificações públicas municipais. A proposta é do vereador Padre Vilson Lill e visa a sustentabilidade.
O sistema consiste em captar, filtrar, armazenar e disponibilizar a água de chuva para uso em áreas internas e externas. A água da chuva com tratamento simples é uma alternativa para utilização em descargas sanitárias, irrigação de jardins, lavagem de carros, pisos e roupas. O vereador lembra que esse tema já foi trazido para o debate na Câmara pelo ex-vereador José Eurides de Morais, que não conseguiu aprovar na oportunidade. Além disso, destacou que em 2008 o vereador Márcio Tassi teve um projeto aprovado e sancionado que tratava do uso racional da água. Essa lei propunha que as construções possuíssem cisternas e sistemas de captação que reutilizassem a água.
O sistema de aproveitamento de água da chuva pode gerar uma economia que, em muitos casos, pode chegar a 50% do volume de água potável consumida da rede municipal. Se for sancionada pelo prefeito Luciano Azevedo, a lei entrará em vigor daqui um ano. O poderá executivo deverá  regulamentar o texto, estabelecendo os requisitos necessários à elaboração e aprovação de projetos de construção, instalação e dimensionamento dos aparelhos e dispositivos à conservação e uso racional da água. 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *