• O GESP no Quilombo da Arvinha

  • Voltar
 by 

“Uma atividade muito interessante.” Esta é a afirmativa dos integrantes do Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas (GESP) que participaram no final do ano de 2017, com os integrantes do Projeto Rio Passo Fundo: patrimônio paisagístico, natural ambiental, histórico-cultural, econômico e político da Universidade de Passo Fundo/UPF do 3º Encontro de Comunidades Quilombolas de Sertão.

Foi visitado o Quilombo da Arvinha, interior do município de Sertão, onde entrevistamos os moradores sobre a sua história, suas relações sociais, econômicas e o seu olhar ambiental da região em relação aos recursos hídricos.

Conforme o INCRA “comunidades quilombolas são grupos étnicos – predominantemente constituídos pela população negra rural ou urbana – que se autodefinem a partir das relações específicas com a terra, o parentesco, o território, a ancestralidade, as tradições e práticas culturais próprias.

Estima-se que em todo o País existam mais de três mil comunidades quilombolas.” O município de Sertão possui dois quilombos reconhecidos legalmente, os Quilombos Arvinha e Mormaça. Na comunidade de Arvinha, foi realizado o 3º Encontro de Comunidades Quilombolas organizado pela Caritas Arquidiocesana de Passo Fundo, com o apoio Arquidiocese de Passo Fundo, da Emater, do Instituto Federal de Sertão, Grupo de Capoeira Angola Liberdade e Casa Grande, juntamente com a Comunidade Quilombola de Arvinha, que recepcionou a Comunidade Quilombola de Mormaça, os grupos organizados da Cáritas e o Projeto Rio Passo Fundo.

A inserção das comunidades quilombolas no Proj. Rio Passo Fundo, engrandece a proposta, com a representatividade dos povos que compõem a cultura de relações com o Rio. Este projeto é patrocinado pela Caixa Econômica Federal e o GESP é apoiador.

Chegada dos participantes

Recepção  
Grupo da alimentação (café e almoço)

Café da manhã

Feira de produtos artesanais e ervas medicinais

Abertura – Representantes da Cáritas Passo Fundo

Público presente
Comunidade do Quilombo de Arvinha e Mormaça
Comunidade de Arvinha e Mormaça

Comunidade de Arvinha e Mormaça

Crianças presentes

Apresentação do Grupo de Capoeira

Grupo da alimentação

Grupo da Feijoada

Almoço

Mensagem do Papa Francisco

Entrevista com representantes dos Quilombolas

Representantes do Museu Ruth Schneider, MUZAR , UPF , Cáritas e GESP
Moçada presente

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *