A Fundação SOS Mata Atlântica lançou um projeto para levar informações sobre a Mata Atlântica a todas as regiões onde ela ocorre. Para isso, um caminhão totalmente adaptado pela ONG deu origem ao projeto “A Mata Atlântica é aqui – exposição itinerante do cidadão atuante”. O caminhão, com uma equipe de biólogos e educadores ambientais, visita diversas cidades para apresentar, através de atividades lúdicas e gratuitas, como e por que a população deve conservar o Bioma. O objetivo é disseminar informações sobre a importância da Mata Atlântica e a influência dela na vida das pessoas, estimulando a criação de novos agentes multiplicadores em defesa da causa ambiental. A exposição ficou na Praça da Mãe, bem em frente à Escola Estadual Joaquim Fagundes Reis, no bairro Boqueirão. De quarta feira a domingo (05/10 a 09/10).
Na noite de quarta feira 05/10, participaram da reunião do GESP, os biólogos e educadores ambientais da exposição itinerante: Anderson Palmeira, Manoela Brazil e Patrícia Ferreti Teodoro para um bate-papo com algumas instituições que estavam presentes e todos puderam conhecer um pouco mais sobre o trabalho da Fundação SOS Mata Atlântica, mais especificamente do Projeto itinerante e em contrapartida os educadores puderam conhecer os trabalhos realizados por cada instituição.
Na noite de quinta-feira 06/10, Anderson Palmeira com a palestra “A situação da Mata Atlântica e a atuação da Fundação SOSMA nestes 25 anos” falou para os acadêmicos dos primeiros níveis do curso de Ciências Biológicas no auditório do Instituto de Ciências Biológicas da UPF.
As parcerias locais que colaboraram com o projeto foram à equipe da Secretária Municipal de Meio Ambiente (SMAM), o Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas (GESP) as Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) na região, EMATER e Radio Uirapuru. Passo Fundo foi à última cidade gaúcha desse ciclo. A exposição agora segue para o Estado de Santa Catarina, na cidade de Chapecó!
Confira as fotos e maiores informações no Blog