• Roda de conversa reúne especialistas para debater cultura, história e meio ambiente nos parques

  • Voltar
 by 

Roda de Conversa Parque Banhado da Vergueiro

Como parte das ações do projeto Trilha Urbana nos Parques, foi realizada rodas de conversa com especialistas das áreas de meio ambiente, história, educação e cultura. A atividade tem como objetivo promover o diálogo, a troca de conhecimentos e a construção coletiva de conteúdos que irão integrar a trilha interpretativa entre o Parque da Gare e o Parque Ambiental Banhado da Vergueiro, em Passo Fundo.

Foram realizados dois encontros, um na Escola Pública de Sustentabilidade, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, no dia 19 de novembro de 2025 e outro no Auditório do Ministério Público Estadual, no dia 16 de dezembro de 2025, com a participação dos seguintes convidados: Secretário Diorges de Oliveira (Secretaria Municipal do Meio Ambiente; Promotor Paulo da Silva Cirne (1ª Promotoria Especializada do Ministério Público Estadual); Secretário Rubens Astolfi (Secretaria Municipal de Obras de Passo Fundo); Coord. Profa. Gabriela Tagliari (Escola Pública de Sustentabilidade/SMAM); Profa. Esp. Lucinda Gonçalves Pinheiro (Representante da comunidade); Geóg. Paulo Fernando O. Cornelio (Vice Presidente do GESP); Arq. Ana Paula Wickert (Idealizadora dos Projetos arquitetônicos e paisagísticos dos Parques; Vergueiro); Patrícia Gueller Vivian (Historiadora); Abner Henrique Lopes dos Santos (Historiador); e Flávia Biondo da Silva (Bióloga e Presidente do GESP).

Durante a roda de conversa, os participantes também contribuíram para a definição das estratégias educativas da trilha, sugerindo abordagens que dialoguem com diferentes públicos, incluindo estudantes, professores e pessoas com deficiência. A atividade valoriza o conhecimento local e fortalece a participação de profissionais e entidades que atuam diretamente na defesa do meio ambiente e da cultura em Passo Fundo.

Além de qualificar o conteúdo do projeto, a roda de conversa busca aproximar a comunidade acadêmica, os movimentos sociais e os agentes culturais, reforçando a importância dos parques como espaços vivos de aprendizagem, convivência e construção da memória coletiva da cidade.

Roda de Conversa Parque da Gare

Projeto cria trilha urbana inclusiva entre dois parques de Passo Fundo

A iniciativa cultural e ambiental vai conectar o Parque da Gare ao Parque Ambiental Banhado da Vergueiro, em Passo Fundo, por meio de uma trilha urbana interpretativa e inclusiva. O projeto Trilha Urbana nos Parques propõe unir história, cultura e meio ambiente em um percurso educativo, acessível e gratuito para a comunidade.

A proposta tem como foco principal a conscientização ambiental, a valorização do patrimônio histórico-cultural e a inclusão de pessoas com deficiência. A trilha vai destacar pontos de interesse dos dois parques, explicando sua importância para o desenvolvimento da cidade, a preservação da biodiversidade e a qualidade de vida urbana.

O Parque da Gare, localizado no centro da cidade, é um marco histórico ligado à chegada da ferrovia no final do século XIX, que impulsionou o crescimento econômico e cultural de Passo Fundo. Já o Parque Ambiental Banhado da Vergueiro representa um modelo mais recente de conservação ambiental, resultado da mobilização da sociedade civil em defesa das áreas verdes urbanas.

Além do percurso interpretativo, o projeto prevê a produção de materiais educativos e inclusivos, como mapas impressos, cartelas informativas e recursos de comunicação acessível. Também estão programadas atividades culturais com artistas locais, oficinas educativas e ações voltadas a comunidade geral e instituições que atendem pessoas com deficiência, como a APAE, a Escola Municipal Prof. Olga Caetano Dias e a Associação de Cegos de Passo Fundo.

A iniciativa é realizada em parceria com o Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas (GESP), organização que atua há mais de 40 anos na defesa do meio ambiente no município. A execução envolve profissionais das áreas de jornalismo, biologia, educação ambiental, história e acessibilidade, reforçando o caráter multidisciplinar do projeto.

Aberto à comunidade, o Trilha Urbana nos Parques busca transformar os parques em espaços de aprendizado, convivência e reflexão, aproximando a população da história da cidade e da importância da preservação ambiental em áreas urbanas.

Projeto “Trilhas Urbanas nos Parques” é realização do Ministério da Cultura do Governo do Brasil, Do Lado do Povo Brasileiro, através do Chamamento Público Nº 29/2024 do município de Passo Fundo, pela Política Nacional Aldir Blanc, proposto pela Produtora Cultural Ellen Tainá Silveira

Historiadora Patrícia Gueller Vivian

Historiador Abner Henrique Lopes dos Santos

Fotos: Arquivo GESP

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Flávia Jacqueline Chaves da Rosa

17 de dezembro de 2025 em 08:45.

Excelente projeto parabéns a todos os envolvidos