O Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas (GESP) participou da 22ª Feira Regional de Economia Solidária com o Sebo Sentinela

Fotos: Amanda Peres/Divulgação Fresol
O GESP iniciou com a Sebo Sentinela na 21ª Fresol em 2024 e retornou em 2025, possibilitando o acesso da comunidade a livro de segunda mão. Os visitantes da Mostra da Biodiversidade, na Feira, tiveram acesso a livros de romance, contos, poesias, autoajuda, infanto-juvenis e diversos a preços acessíveis, enquanto contribuem com a manutenção da entidade.
Esta forma de fazer o livro rodar de mãos em mãos é ecologicamente correta e justa, diminuindo a retirada de árvores da natureza e alcançando pessoas que muitas vezes não tem acesso financeiro aos livros. E, consequentemente atinge os três pilares da sustentabilidade, não retirando matéria prima e reduzindo os resíduos, possibilitando acesso a todos ao livro e refletindo sobre a justiça ambiental e alimentando a economia circular reutilizando o produto e possibilitando o sustento de uma entidade, que trabalha com o meio ambiente como seu ideal.
Através do Sebo Sentinela, o GESP recebe livros por doação, seleciona para o Sebo e também para doação, muitas vezes encaminhado para escolas, ocupações e associações assistenciais. Quem quiser fazer doações pode entrar em contato por mensagem pelo Instagram @gesp.sentinela.